O Forte Santa Teresa

Não sei exatamente porque demorei tanto a ir conhecer os vizinhos…

Basicamente à mesma distância de Garopaba estão as praias do sul do Uruguai. Logo após atravessar a fronteira pelo Chuí, eu diria que meia hora de carro, chega-se ao Forte Santa Teresa. O local tem diversos atrativos: praias, camping, bosques e o forte em sí.

No parque é possível acampar, para o qual se paga uma taxa, alugar uma casa ou apenas ir passar o dia – esse de graça 😉 São pelo menos 4 praias, com acesso de carro e algumas até com um quiosque para comprar lanches. Todas voltadas para mar aberto, mas com paredões de pedra nos lados, o que protege alguns cantos se houver vento e garante que quase sempre tenha boas ondas pro surf.

ParqueSantaTereza14

O lugar é frequentado por brasileiros, uruguaios e argentinos

ParqueSantaTereza14

Organização até na beira da praia

O parque atrai desde famílias inteiras, casais, surfistas até jovens querendo se divertir. Sim, é uma mistura, mas em geral todo mundo se respeita. O lugar é imenso, muito organizado, com áreas delimitadas para acampar, embora com pouca infra. Os banheiros públicos assustam um pouco e existe apenas 2 restaurantes e 1 mercadinho no local – todos distantes. É barbada pegar uma estradinha errada, as poucas placas nem sempre informam a direção certa.

ParqueSantaTereza14

Longas estradinhas no interior do parque

Claro que não tem como ir lá e não conhecer a fortaleza. Muito bem conservada é possível visitar quase todos os locais, por sinal, passar algumas horas fazendo isso.

ParqueSantaTereza14

A capela dentro do forte

ParqueSantaTereza14

Ha, sentinela olhando pro lado errado

ParqueSantaTereza14

Eu poderia ter anotado o nome desse senhor

ParqueSantaTereza14

Foto artística, by Miguelito

ParqueSantaTereza14

A capela

ParqueSantaTereza14

O pátio interno da fortaleza

ParqueSantaTereza14

A visão realmente tem um longo alcance

ParqueSantaTereza05

Alguns canhões estão preservados

ParqueSantaTereza14

A entrada, livre para os turistas

ParqueSantaTereza14

O forte visto de fora

ParqueSantaTereza14

De outro ângulo

Sobre mairinhanomundodalua
Por aí, no mundo da lua

5 Responses to O Forte Santa Teresa

  1. Tati Klix says:

    Eu me enrolei tanto para conhecer e agora tô mais longe. Me ralei! Bjs

    • mairinhanomundodalua says:

      Bah, mas não deve deixar de ir por causa disso. Eu vou sempre que der… de novo e de novo!

  2. Miguel says:

    Mas que belas fotos!
    E o senhor, se não me engano é o General Artigas.

  3. Maurício Velasquez says:

    Boa tarde. Fui no início desse ano para o Forte, mas nesse verão eu vou levar minha namorada e ela não é de acampar. Vi que ali, perto da Praia de La Moza, tem algumas casas. Tem informação de como se faz pra alugar as mesmas?
    Se existe alguma maneira de eu conseguir esse aluguel sem precisar ir até lá (moro em Porto Alegre).

    Obrigado.

    • mairinhanomundodalua says:

      Quando fui para lá, num carnaval, penei para conseguir uma pousada em Punta del Diablo que é quase tao perto como La Moza. Lembro de também ter ido nesta praia e ter mais opçoes, mas a praia é bem menos movimentada também.
      Daqui, só procurando em algum site, mas também nunca fiz assim.

Deixe um comentário

