Viva o Uruguai

Todo mundo sabe que o Rio Grande do Sul é o estado com o litoral menos bonito do Brasil. Se tu não sabias, não recomendo pagar pra ver. O mar é agitado, frio e tende a ser marrom. Além disso nosso amigo nordestão – apelido carinhoso da ventania típica da região – marca presença inverno e verão. Quem se importa? Quando chega janeiro o povo se toca pra estrada e invade nosso litoral como se fosse o melhor lugar do mundo.

Claro que a vontade do gaúcho é ir pra Santa Catarina todo final de semana, mas só quem tem mais tempo ou disposição pra isso é que realmente vai. O vizinho praticamente humilha meu querido Estado e tem as praias mais belas e diversificadas do país (tudo opinião pessoal).

E o que o Uruguai tem a ver com isso? Ele fica pro lado contrário, o que garante estradas infinitamente mais livres, e tem uma variedade de atrativos que não vemos aqui na terrinha.

O tempo de estrada Porto Alegre – Punta del Este pode parecer muito maior do que Porto Alegre – Florianópolis, mas eu garanto por experiência própria que em qualquer feriado vamos levar as mesmas 8 horas para Punta e em torno de 12 horas até Floripa. Ah, tem Garopaba, Praia do Rosa e Guarda do Embaú em SC, assim como tem Punta del Diablo, La Pedrera e La Paloma no Uruguai, só que a praia de destino não muda muito essas contas de horas na estrada prum lado ou pro outro.

Como eu tou falando em viagem de carro, é inevitável uma parada nos freeshops das cidades da fronteira. No meu caso eu paro na ida e na volta :-D. Garanto umas bebidinhas a preços incríveis pros dias de feriado e completo minha adega na volta – claro que sem nunca resistir às imensas prateleiras de cosméticos e maquiagens.

Ainda na lista de bons motivos pra ir ao Uruguai tem tudo que se come por lá… sorvete, alfajor, parrilla, queijos e tudo o mais que tiver dulce de leche. Putz, tá me dando muita vontade de ir escrevendo este post… depois de 4 ou 5 verões seguidos, neste início de ano não tenho planos nem feriados livres pra ir.

E tem mais. Todo o país é muito seguro, o que me deixa triste quando penso que temos o mesmo para sermos iguais, mas parece que só pioramos nesse quesito.

Bueno, continuando com o lado bom das coisas, nada melhor do que alguns dias praticando espanhol pra fazer valer por meses de aula. É algo espontâneo, que aprendemos naturalmente. Duvido alguém passar aperto. Sem falar na educação e boa vontade do povo.

Precisa de mais algum motivo?

O mar?

Ah pois é….

O mar uruguaio não é uma delícia. É melhor que o do litoral gaúcho sim, especialmente para o surf. Só que depois de tudo que escrevi acima, não vai ser por ele que alguém deve se animar a atravessar a fronteira. Concorda?

Qualquer pergunta pode ser feita neste guichê, mas prometo alguns posts sobre lugares específicos nos próximos dias. Minha tag Uruguai tá bem fraca ainda.

Sobre mairinhanomundodalua
Por aí, no mundo da lua

4 Responses to Viva o Uruguai

  1. Discordo em parte da relatora, o mar é importante sim hehe

    • mairinhanomundodalua says:

      Deixa eu me defender… eu não disse que não era importante, só disse que tinha vários outros motivos melhores pra explicar porque é bom ir pegar praia no Uruguai. :-p

  2. Passei um único dia em Punta del Este, em escala de cruzeiro, e lendo seu relato senti saudades do dulce de leche e de treinar o espanhol…rs Embora tenha visto na pria ambulantes falando um bom ‘portunhol’ e vendendo sacolas e chapéus em reais. É a globalização…rs
    Feliz 2012 para você.

    • mairinhanomundodalua says:

      Hahahaha o real é moeda corrente lá mesmo, mas tudo tem lado bom. Não precisei andar quilômetros pra trocar ou sacar pesos pra comprar água.

Deixe um comentário

