Uma ótima impressao

Acho que não tem como não gostar de um país de primeiro mundo. Quando se está visitando então, praticamente só vemos as coisas boas.

Sydney superou todas as expectativas, se é que eu tinha alguma. Não planejei nada ao vir pra cá, porque foi de última hora que descobri que ficaria uns dias, inicialmente seria apenas o aeroporto.

Estou em Dee Why, uma das praias ao norte da cidade de Sydney, e é por aqui que tenho dado umas voltas. Nesses dois dias passei em quase todas as praias deste lado. De Manly a Palm Beach.

A organização, segurança e limpeza das praias impressiona. Carros abertos, casas sem grades, muros, alarmes… No apartamento onde estou só a porta do ap mesmo tem uma chave.

As praias são lindas, uma pena que está muito frio, mas de qualquer jeito estou com sorte, os dias estão otimos, ensolarados! De carro pela estrada que cruza as diversas praias tu vai subindo e descendo morrinhos e quando deixa de ver uma praia, logo começa a avistar a próxima. Sempre com prédios baixinhos e casas bem cuidadas.

O surf está por tudo, ondas perfeitas, galera sarada e uma surf shop em cada esquina.

Anúncios

Meu primeiro programa australiano

Além de gostar muito de viajar, eu adoro comer. Depois de horas de vôo e só comida de avião, nada melhor do que aterrisar e almoçar super bem, né?

Chegando em Sydney, uma banda de carro rápida, do aeroporto até em casa e depois pro restaurante. Eu tava louca de vontade de comer algo bem preparado, nada de sanduíche.

Fomos ao restaurante de um hotel, onde rola a seguinte função:

  • Escolhemos a carne, pode ser vários tipos de bifes de gado, frango, peixe, porco, etc
  • Tu mesmo tempera com aquilo que gosta e coloca numa chapa quente, tipo grelha.
  • Pra acompanhar, um buffet de saladas, mas onde também tem algumas massas frias.

Tudo delicioso. Um bom começo.

Aqui a gente escolhe a carne

Aqui a gente escolhe a carne

Os molhos para colocar na carne

Os molhos para colocar na carne

A "churrasqueira"

A "churrasqueira"

Nossas carnes no fogo

Nossas carnes no fogo

buffet de saladas

buffet de saladas

O tempo agora

Porto Alegre: 14º, nublado
Sydney: 10º, parcialmente nublado
Bali: 27º, chovendo

— informações obtidas pelo gadget Weather, no iGoogle, desenvolvido pela própria Google, onde acompanho os seguintes locais:

  • Porto Alegre
  • Easter Island
  • Santiago
  • Beijing
  • Bangkok
  • Phuket
  • Xangai
  • Rio de Janeiro
  • Denpasar
  • Sydney

Planejamento já era!

É tão bom poder planejar, combinar, preparar…
De repente uma mudança que parece pequena altera tudo: tamanho da mala, tipo de roupa, duração da viagem, orçamento… e o meu estado de espírito. Fiquei nervosa!
A melhor parte é que vou conhecer Sydney e dar um tempinho entre um vôo e outro.

Nossos conhecidos por aí

Gosto de fotografá-las por aí. E não precisa de legenda, certo?

china02

thai01

thai02

Vivendo e aprendendo

Eu viajo, conheço lugares e costumes diferentes, escuto as pessoas do lugar, leio as plaquinhas, mas nunca anoto ou me preocupo em decorar o que aprendi na viagem. Aquilo que realmente é importante fica gravado de algum jeito.

Também não me importa ir pra uma cidade e ter que ir até o monumento tal por 15 segundos só pra tirar uma foto. Por isso talvez os leitores do blog irão sentir falta de alguns pontos turísticos nas fotos dos lugares por onde andei, mas podem ter certeza que aqueles que aparecem foram bem aproveitados 😉

Tem algo mais chinês do que tomar água quente, por exemplo? Acredito que nem todo mundo fotografe isso!

Não dá pra ver a fumacinha, mas a água tá quase fervendo

Não dá pra ver a fumacinha, mas a água tá quase fervendo

O Forte Santa Teresa

Não sei exatamente porque demorei tanto a ir conhecer os vizinhos…

Basicamente à mesma distância de Garopaba estão as praias do sul do Uruguai. Logo após atravessar a fronteira pelo Chuí, eu diria que meia hora de carro, chega-se ao Forte Santa Teresa. O local tem diversos atrativos: praias, camping, bosques e o forte em sí.

No parque é possível acampar, para o qual se paga uma taxa, alugar uma casa ou apenas ir passar o dia – esse de graça 😉 São pelo menos 4 praias, com acesso de carro e algumas até com um quiosque para comprar lanches. Todas voltadas para mar aberto, mas com paredões de pedra nos lados, o que protege alguns cantos se houver vento e garante que quase sempre tenha boas ondas pro surf.

ParqueSantaTereza14

O lugar é frequentado por brasileiros, uruguaios e argentinos

ParqueSantaTereza14

Organização até na beira da praia

O parque atrai desde famílias inteiras, casais, surfistas até jovens querendo se divertir. Sim, é uma mistura, mas em geral todo mundo se respeita. O lugar é imenso, muito organizado, com áreas delimitadas para acampar, embora com pouca infra. Os banheiros públicos assustam um pouco e existe apenas 2 restaurantes e 1 mercadinho no local – todos distantes. É barbada pegar uma estradinha errada, as poucas placas nem sempre informam a direção certa.

ParqueSantaTereza14

Longas estradinhas no interior do parque

Claro que não tem como ir lá e não conhecer a fortaleza. Muito bem conservada é possível visitar quase todos os locais, por sinal, passar algumas horas fazendo isso.

ParqueSantaTereza14

A capela dentro do forte

ParqueSantaTereza14

Ha, sentinela olhando pro lado errado

ParqueSantaTereza14

Eu poderia ter anotado o nome desse senhor

ParqueSantaTereza14

Foto artística, by Miguelito

ParqueSantaTereza14

A capela

ParqueSantaTereza14

O pátio interno da fortaleza

ParqueSantaTereza14

A visão realmente tem um longo alcance

ParqueSantaTereza05

Alguns canhões estão preservados

ParqueSantaTereza14

A entrada, livre para os turistas

ParqueSantaTereza14

O forte visto de fora

ParqueSantaTereza14

De outro ângulo

San Telmo

O bairro da capital argentina é conhecido pela famosa feira dos domingos, um grande mercado das pulgas. Uma multidão invidade as ruas em volta e vende de tudo mesmo. Além do brique, as ruas estão cheias de antiquários com todo tipo de peça maravilhosa.

Nos antiquários tem que andar com cuidado para não quebrar nada

Nos antiquários tem que andar com cuidado para não quebrar nada

Porém, o que mais curti, foram as orquestras na calçada. Elas se abancam lá com piano e tudo mais, várias! É possível ficar horas escutando, um espetáculo de graça e que sempre te deixa com um gostinho de quero mais. Claro que vale a pena dar uma contribuição pros músicos que estão ali divulgando seu trabalho e gostam de um retorno financeiro junto com os aplausos 😉

Orquestra com piano e tudo mais

Andando um pouco dá pra curtir vários sons diferentes